Economia mundial pode ter nova recessão

Postado por GALVÃO FREIRE | 0 comentários»
Relatório da ONU reduziu em 1 ponto a estimativa de crescimento da economia em 2012, que agora é de 2,6%Redação

A economia mundial está à beira de uma nova recessão, de acordo com previsões divulgadas nesta terça-feira pela Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento). “Uma nova recessão global é uma possibilidade nada desdenhável”, adverte o relatório Situação e Perspectivas da Economia Mundial.

Segundo o estudo, houve uma piora generalizada para as principais economias do mundo em relação ao que era esperado em junho do ano passado. O órgão da ONU reduziu quase à metade, para 2,7%, sua previsão para o crescimento do Brasil em 2012. Em relatório divulgado em junho do ano passado, a previsão da ONU para o crescimento do Brasil em 2012 era de 5,3%. “Brasil e México devem sofrer desacelerações econômicas mais visíveis”, afirma o documento, citando que o avanço no PIB do país já foi reduzido pela metade em 2011, para 3,7%, após uma forte alta de 7,5% em 2010.
A entidade alerta que após dois anos de “recuperação anêmica e desigual”, por causa da crise financeira, a economia global “está à beira de outra grande recessão”. No relatório anual, a organização reduziu em 1 ponto a estimativa de crescimento da economia em 2012, que agora é de 2,6%. O órgão também revisou para baixo a expansão estimada em 2011 em 0,5 ponto, para 2,8%. Para a América Latina, a previsão para 2012 é de crescimento de 3,6% e de 4,5% no ano seguinte.

0 comentários: