DEPENDENTE DE DROGAS X SUA FAMÍLIA: QUEM SOFRE MAIS?

Postado por GALVÃO FREIRE | 5 comentários»
Essa é uma equação muito difícil de se resolver. Mesmo os matemáticos mais experientes, como o meu dileto professor Renato Batista, talvez tenham muita dificuldade em resolver corretamente esse problema. É que não se trata de uma equação em que as regras ou normas de resolução são simples e diretas. Saber quem mais sofre quando está em jogo a vida de um ser humano preso à dependência das drogas é tão difícil quanto saber quantas estrelas há no céu. A gente pode até estimar, mas só Deus tem a verdadeira resposta.
O sofrimento do jovem dependente é muito grande e desesperador. Durante as muitas fases da dependência a vontade de ser livre é patente, mas a droga é mais forte e vai, aos poucos, minando as forças que impulsionam a vontade de se libertar. A sensação de liberdade que induz ao uso como algo agradável e prazeroso, dá lugar à sufocante necessidade de se usar e ser usado pela droga sem dó nem piedade. Nesse momento já não há uma linha clara separando vontade e autocontrole. A droga é o motor e o acelerador na vida do dependente.
Na mesma história e no mesmo ambiente encontra-se a família. Nessa situação ela não sofre apenas enquanto instituição, mas principalmente como geradora daquele ser que hoje perdeu sua identidade filial e seu sentido de pertença. É triste a dor da mãe ao fitar seu filho ou filha sem que tenha o direito de abraçá-lo e sentí-lo amavelmente. Uma tristeza que se traduz como um parto forçado pela crueldade da droga que, de sobra, leva consigo o fruto dessa separação.
Por isso podemos concluir que não há um resultado matemático nessa equação. O que existe são sofrimentos diferentes e em dimensões incomparáveis. Sofre mãe, sofre pai, sofrem filhos e filhas, sofrem esposos e esposas. E, por fim, ninguém ganha com a drogadição! Só Deus sabe quem sofre mais. Mas não importa quem seja. O mais importante é a luta para mudar essa triste realidade de milhares e milhares de famílias. E você pode fazer a diferença. Ajude! Saia do seu conforto e faça parte dessa história!

5 comentários:

Unknown Says:

É mesmo tudo verdade isso.eu mesma tenho um caso na minha familia e quem sofre mais nisso eu penso que é a familia,pois a pessoa que estar sendo usuário das drogas estar tão cega que nem se preocupa com nada,mas a familia vendo que isso estar acontecendo sofre muito e se preocupa demais com isso.adorei esse trabalho desse escritor e ate tirei para colocar no meu trabalho de escola.
que deus te abençoe.

Natalia Machado Vieira Says:

Bom não gosto de falar muito em drogas,pois a gente fica meio sem graça pois ñ são todos que usam e sim a maioria,isso é vergonhoso pois todo mundo sabe que isso faz mal mas só de cabeça dura que usa mas essa pessoa ñ tem consiência do que esta fazendo ou usando......

Natalia Machado Vieira Says:

Espero que essa pessoa tenha idéia de em que mundo esta entrando......

Anônimo Says:

muito bom esse blog

Ton Braven Says:

Belo post Galvão, muito bem colocada cada palavra. É muito complicado medirmos o sofrimento das pessoas, o que posso dizer como quem sentiu na pele este sofrimento durante 10 anos, é que não queiram estar na pele de um usuário de drogas. Meu Deus! Como eu sofria, sofria muito por estar naquela condição e sofria mais ainda por ver minha família, minha mãe sofrerem. Gostaria de fazer um convite ao Galvão, Pamella e Natalia que visitem o meu blog Lamentos de Uma Depenência, onde estou contando toda minha história e experiências que tive em quanto era consumido pelo crack, creio que dará a todos vocês uma nova visão, e tentar se colocar no lugar de quem esta no olho do furacão. Hoje em dia fazem outros 10 anos que sou livre e muito feliz! Um grande abraço a todos!